Mulher fazendo o pagamento de contas para manter organizada suas finanças pessoais.

Pode parecer besteira, eu sei, pensar que o dia de pagamento de contas pode ser responsável pelas suas dívidas ou por você entrar no cheque especial.

Mas saiba que existe uma grande chance disso ser verdade, e eu vou te mostrar o porquê.

Então, caso você queira saber como organizar o pagamento de contas (famosos boletos) na sua casa sem deixar que isso interfira negativamente na sua vida financeira, podendo gerar dívidas, continue lendo esse post.

Posts relacionados:
REVELADO: 12 Dicas Secretas Para Você Sair Das Dívidas (#7 Vai Te Surpreender)
Como Sair Das Dívidas De Uma Maneira DEFINITIVA Em 3 Passos Simples
Como Sair Do Vermelho Seguindo Um Caminho NADA Comum

Tudo começa no “fluxo de caixa”

Isso mesmo, “fluxo de caixa”.

De uma forma resumida, o fluxo de caixa pode ser entendido como a dinâmica entre entradas e saídas de dinheiro que você tem ao longo do mês.

Entradas são todas as rendas que você recebe e saídas todas as contas que você paga.

Coelho contando dinheiro para, depois, fazer o pagamento de contas.

E é aqui que a escolha das datas de pagamento dos boletos exerce uma influência enorme.

Vamos supor que você recebe seu salário apenas uma vez por mês, lá no começo do mês. Isso significa que você tem que organizar muito bem o seu dinheiro pra pagar todas as contas e ficar com dinheiro no bolso até receber o salário do mês seguinte, certo?

Mas o que acontece se você deixa algumas contas importantes pra serem pagas no final do mês?

Existem grandes chances de você não ter todo o dinheiro pra pagá-las, pois ao longo do mês você ficou com dinheiro no bolso, não se planejou e gastou mais do que devia.

Então, o que fazer e como planejar o dia do vencimento dos boletos?

Escolhendo o melhor dia pro pagamento de contas

Imagino que sua renda venha de uma das seguintes maneiras:

  • Em forma de salário ou de distribuição de lucros da sua empresa uma vez por mês, geralmente no começo de cada mês;
  • Em forma de salário ou distribuição de lucros da sua empresa duas vezes por mês, geralmente no começo e no meio de cada mês;
  • Várias vezes por mês, de acordo com os serviços ou produtos que você vende, sem ter uma data certa pra entrar.

Vamos escolher o melhor dia de pagamento de contas pra cada situação.

1) Recebe dinheiro uma vez por mês

Se você recebe salário ou distribuição de lucros apenas uma vez por mês a melhor forma de organizar suas contas é colocar o vencimento delas o mais próximo possível do dia que você recebe seu dinheiro.

De preferência em torno do dia 10 de cada mês.

Faça isso principalmente com aqueles mais importantes, como aluguel, financiamento, prestação do carro, escola dos filhos, plano de saúde, energia elétrica, água, telefone, internet, fatura de cartão de crédito, etc.

Eu sei que isso vai fazer você ficar com pouco dinheiro no bolso o resto do mês, no entanto, você já sabe que o que sobrou pode ser usado e não vai prejudicar o pagamento das suas contas, pois elas já estão pagas.

2) Recebe dinheiro duas vezes por mês

Caso você receba salário ou qualquer outra renda duas vezes por mês, sua organização com as datas de pagamento de contas precisa ser um pouco mais elaborada.

Isso porque você tem que organizar os pagamentos de acordo com seus recebimentos, permitindo que você pague o que é necessário e ainda tenha dinheiro no bolso pro dia-a-dia.

Pra não gerar dúvidas, eu explico melhor…

Caso você receba 60% do seu salário até o quinto dia útil, é fundamental que você coloque até, no máximo, 60% das suas contas vencendo ali pelo dia 10 de cada mês.

O resto fica com vencimento pra depois que você receber os outros 40% do salário, geralmente perto do dia 20.

Se você não fizer essa organização, é possível que passe alguns dias no cheque especial, pagando juros desnecessariamente até que seu vale caia na conta, ou que fique sem dinheiro pra usar no seu dia-a-dia, com mercado, padaria, combustível.

3) Recebe dinheiro várias vezes por mês

Se você se encontra nessa situação é bem possível que você seja um profissional autônomo, que trabalha por conta.

Sendo assim, a administração do dinheiro fica um pouco mais trabalhosa, pois não há segurança de quando vai entrar.

No entanto, é possível seguir 2 dicas que podem garantir que você pague suas contas mesmo recebendo várias vezes por mês.

A primeira delas é: coloque o vencimento dos seus boletos o mais próximo do dia 25 de cada mês.

Isso pra que você tenha tempo suficiente pra gerar renda no começo do mês pra ter dinheiro e conseguir pagar as contas.

A segunda delas é: sempre que receber alguma coisa, dedique 60% pra pagar suas contas e antecipar o pagamento dos boletos.

Recebeu R$ 1.000,00 hoje e tem um boleto de R$ 400,00 pra pagar daqui duas semanas? Pague hoje pra evitar que você gaste o dinheiro antes de pagar o boleto.

Conclusão

Você pôde perceber que a escolha do dia de pagamentos das contas da sua casa interfere diretamente na sua saúde financeira, não é?!

Caso não planeje isso com eficiência, é possível que você passe alguns períodos do mês no cheque especial, pagando juros ao banco de maneira desnecessária.

Uma coisa eu te garanto, seu fornecedor não está muito preocupado com o dia que você vai pagar ele, o que ele mais quer é receber de você. Por isso, negocie com cada um deles o dia de vencimento do boleto que seja melhor pra você.

Assim, você estará garantindo que seu fluxo de caixa esteja sempre no azul e você sempre com dinheiro no bolso.

Se esse conteúdo fez sentido pra você é provável que você queira ir além e organizar ainda mais sua vida financeira, sabendo exatamente quanto da sua renda dedicar pra sua diversão, pra sua educação, pros seus sonhos, pra sua aposentadoria e etc.

Caso você se encaixe nesse perfil e realmente tenha vontade de ter domínio total sobre seu dinheiro, clique aqui e veja o que tenho pra você.

É uma estratégia completa de organização e planejamento financeiro que vai te ajudar muito.

Garanto que vai valer a pena você dar uma olhada.

Gostou das dicas? Tem mais alguma sugestão de como escolher o dia de vencimento dos boletos? Então compartilhe comigo deixando seu comentário aqui abaixo.